|
CURIOSIDADESVocê sabia que no século 19, usava-se uma escala impressa em papel para medir moedas...- A Escala de Mionnet - A História do Cifrão - Reformas Monetárias - Cara ou Coroa? A MOEDA NO TEMPOA história da moeda no Brasil contada através dos anos desde os tempos coloniais até os dias de hoje.E MAIS...- Níveis de conservação- Conservando moedas - Coroa Alta e Coroa Baixa - Graus de Raridade - Siglas de Gravadores - Anversos e Reversos - Ensaios e Provas - Eixos e Reversos - Legendas e Inscrições - Materiais e Metais - Moedas de Cobre - Descobrimento do Brasil - Colonização do Brasil - D. Pedro II do Brasil - e ainda mais... Pérolas e Espinhos
No entanto, essa duplicidade é percebida somente nas moedas de 200 réis, desde seu início de produção em 1857 e estendendo-se até 1859. De 1860 a 1867, não há vestígios da existência de ambas versões, predominando somente a coroa de espinhos. Seria esse o desenho original? A coroa estampada nessas moedas teria sido baseada na coroa imperial utilizada por D. Pedro II, em exibição no Museu Imperial (ou Palácio Imperial), em Petrópolis/RJ. Coroa de PérolasAs protuberâncias nos arcos externos da coroa são arredondadas representando mais fielmente as pérolas.
Coroa de EspinhosNos mesmos moldes, as protuberâncias nos arcos externos da coroa são pontudas apesar de também representarem as pérolas da coroa.
Imagens das moedas: Coleção Eduardo Rezende
Reportar erros. Clique aqui!
Moedas Brasileiras / Moedas do Brasil / MoedasDoBrasil
|