CATÁLOGO

Um completo e interessante compêndio das moedas e cédulas brasileiras de todas as épocas.

QUAL MOEDA?

Encontre em nosso catálogo a moeda que você está procurando:
ano/era
valor facial
material

CURIOSIDADES

Você sabia que no século 19, usava-se uma escala impressa em papel para medir moedas...
- A Escala de Mionnet
- A História do Cifrão
- Reformas Monetárias
- Cara ou Coroa?

A MOEDA NO TEMPO

A história da moeda no Brasil contada através dos anos desde os tempos coloniais até os dias de hoje.

200 anos da primeira Constituição e da criação do Poder Legislativo

Banco Central do Brasil

200 anos da primeira Constituição e da criação do Poder Legislativo O Banco Central do Brasil lança moeda para celebrar os 200 Anos da primeira Constituição e da criação do Poder Legislativo, homenageando, assim, as duas câmaras do Poder Legislativo e o texto legal que lhes deu origem.

A moeda de R$5, em prata 999/1000, produzida no método proof, apresenta em seu anverso uma composição do detalhe do livro da primeira Constituição, aberto, com a página manuscrita em cor sépia, e pena estilizada. Completam a composição as legendas “Primeira Constituição”, “Poder Legislativo”, “200 Anos” e “1824-2024”.

O reverso apresenta em primeiro plano, em perspectiva, o conjunto arquitetônico do Congresso Nacional. Os círculos ao fundo são uma representação dos plenários das duas Casas. Legendas: “BRASIL”, “2024” e “5 REAIS”.

A moeda vendida pelo Clube da Medalha teve toda sua tiragem inicial, de três mil unidades, vendida em menos de 6 horas. Uma segunda tiragem, agora de quatro mil unidades, estará disponível a partir de 24/05/2024.

Código de Referência para Moedas Brasileiras (CRMB)

Eduardo Rezende

Código de Referência para Moedas Brasileiras (CRMB) O objetivo é discutir um padrão de codificação das referêncioas das moedas que permita, só de olhá-lo, ter-se uma ideia de que moeda se trata, sem a necessidade de se recorrer à memória ou consulta de algum catálogo em específico.
Poderá ser o "standard" da numismática brasileira, de uso livre por todos numismáticos. Esse mesmo código teria sua representação em código de barras, possibilitando até leitura através de leitores óticos.

Christian Lüster (1822-1871)

Christian Lüster (1822-1871) Nasceu na Dinamarca, em 30 de maio de 1822. Filho do lavradores, começou como aprendiz com o seu tio, mestre de ourives E. O. Lüster. Em 1839, ele foi aceito na Escola de Formação de Profissionais onde ganhou o primeiro prêmio por “aplicação e competência”. Foi ensinado na arte de gravar. Trabalhava como gravador até ser envolvido na falsificação de moedas. Após ser condenado, Lüster ficou preso por dois anos.

Moedas Brasileiras / Moedas do Brasil / MoedasDoBrasil
Copyright © 2011-2024 Netfenix  -