CATÁLOGO

Um completo e interessante compêndio das moedas e cédulas brasileiras de todas as épocas.

QUAL MOEDA?

Encontre em nosso catálogo a moeda que você está procurando:
ano/era
valor facial
material

CURIOSIDADES

Você sabia que no século 19, usava-se uma escala impressa em papel para medir moedas...
- A Escala de Mionnet
- A História do Cifrão
- Reformas Monetárias
- Cara ou Coroa?

A MOEDA NO TEMPO

A história da moeda no Brasil contada através dos anos desde os tempos coloniais até os dias de hoje.

As moedas e a história do Brasil

Eduardo Rezende

As moedas e a história do Brasil A história de um país pode ser contada através de seu dinheiro? Talvez nem tudo mas, certamente, o dinheiro mostra dados reveladores de conjunturas políticas, de comportamentos, ideologias e, principalmente, estrutura econômica.
Registro de momentos e não somente valor de capital, o dinheiro se tornou, desde os primórdios, objeto atraente para estudiosos, filósofos, historiadores, artistas e até, porque não, de simples curiosos.
Nesse espaço, compilamos uma cronologia ligando fatos históricos e moedas, moedas brasileiras. Não nos atrevemos a opinar sobre o porquê das moedas terem sido o que foram nesses períodos. Todavia, fica o material exposto para que essa analogia seja feita pelos nossos próprios leitores e que a viagem na história brasileira seja também, um vislumbre da beleza artística dessas magníficas peças metálicas.

Siglas nas moedas de Cruzeiros

Eduardo Rezende

Siglas nas moedas de Cruzeiros As moedas do padrão monetário Cruzeiro (1942-1948), cunhadas nos anos 1942 a 1944, levaram, no anverso e no reverso, as siglas de seus gravadores. Apesar de no final de 1944, a Casa da Moeda estabelecer que os gravadores não deveriam mais colocar suas siglas nas moedas, ainda em 1945 e 1946 aconteceu de moedas serem cunhadas com essas inscrições.

Moedas populares no Brasil

Eduardo Rezende

Moedas populares no Brasil<br> Em determinadas épocas, moedas de circulação comum entraram para o folclore nacional independente de seu valor intrínseco, momentos políticos ou econômicos vivenciados mas, por circunstâncias até certo ponto inusitadas que a deixaram conhecidas, através de apelidos ou denominações comuns, ganhando espaço no vocabulário popular e muitas ainda sobrevivendo aos dias de hoje, incorporadas aos dicionários e utilizadas no dia a dia ou em expressões corriqueiras.
Saiba mais sobre o tostão, vintém, meia-pataca, quatrocentão, patacão, etc.

Reportar erros. Clique aqui!

Moedas Brasileiras / Moedas do Brasil / MoedasDoBrasil
Copyright © 2011-2024 Netfenix  -