Anversos e Reversos

√Č comum associar o anverso de uma moeda ao lado onde aparece o valor, sendo o reverso, o outro lado contendo uma imagem qualquer. No entanto, n√£o √© bem assim...

Segundo o numismata Kurt Prober (1909-2008), anverso √© a face principal da moeda que traz a ef√≠gie do soberano ou as indica√ß√Ķes de maior import√Ęncia (o nome BRASIL, por exempo). Sendo o reverso, a face oposta ao anverso onde traz os dados de import√Ęncia secund√°ria. Poderia o valor ser mais importante que o soberano?

O Banco Central do Brasil, em seu site, é mais contundente em derrubar o conceito de que o lado com o valor poderia ser o anverso. Para o BCB, anverso é a face da cédula ou da moeda onde se vê a efígie ou emblema, enquanto o reverso, é a face da cédula ou da moeda oposta ao anverso, sendo que na moeda é o lado onde se encontra o valor facial.

Anverso

Ef√≠gie da Rep√ļblica √† direita do n√ļcleo prateado (disco interno) e transpassando para o anel dourado (disco externo), assim posicionada constitui um dos elementos de seguran√ßa da moeda de maior denomina√ß√£o. No anel dourado, refer√™ncia √†s ra√≠zes √©tnicas brasileiras, representada pelo grafismo encontrado em cer√Ęmicas ind√≠genas de origem marajoara, e a legenda "Brasil".

 

Reverso

No anel dourado, a repeti√ß√£o do grafismo ind√≠gena marajoara. No n√ļcleo prateado, esfera sobreposta por uma faixa de j√ļbilo, que, com a constela√ß√£o do Cruzeiro do Sul, faz alus√£o ao Pavilh√£o Nacional, e os d√≠sticos correspondentes ao valor facial e ao ano de cunhagem.

 

Descrição do anverso e reverso da moeda de R$1,00
 encontrada no site do Banco Central do Brasil.

 

veja, também

 

Cara ou Coroa?

Moedas podem ser usadas para um jogo muito simples: "Cara ou Coroa?". Para se jogar, pega-se uma moeda e um jogador escolhe "cara" ou "coroa". Se cair a escolha que ele fez, ele ganha. Do contr√°rio, ele perde.

A express√£o "cara ou coroa" tem a ver com antigas moedas portuguesas que, em uma face, apresentavam um rosto de um soberano - a cara - e, na outra, as armas da coroa. Nas moedas brasileiras atuais, a cara seria a ef√≠gie da Rep√ļblica ou o "homenageado" e, a coroa, o lado do valor.

Em 1727, foram cunhadas as primeiras moedas no Brasil com a figura do rei numa das faces e com as armas da Coroa Portuguesa na outra.


João V é "a cara" e as armas Portuguesas, "a coroa".

veja, também

----------------------------------------------------------------------------------------------------
Moedas Brasileiras / Moedas do Brasil / Moedas Nacionais / MoedasDoBrasil Copyright ¬© 2011-2023 Netfenix  
Reportar erros. Clique aqui! 20221024-3

Um completo e interessante compêndio das moedas brasileiras de todas as épocas.

Encontre em nosso catálogo a moeda que você está procurando:
ano/era
valor facial
material

No século 19, usava-se uma escala impressa em papel para medir moedas...

- A Escala de Mionnet
- A História do Cifrão
- Reformas Monet√°rias
- Cara ou Coroa?


A história da moeda no Brasil contada pelo Banco do Brasil, a história do dinheiro no Brasil contada pelo Banco Central do Brasil e a história das moedas brasileiras contadas por nós.

- Níveis de conservação
- Conservação das moedas
- Coroa Alta e Coroa Baixa
- Graus de Raridade
- Siglas de Gravadores
- Anversos e Reversos
- Ensaios e Provas
- Eixos e Reversos
- Legendas e Inscri√ß√Ķes
- Materiais e Metais
- Moedas de Cobre
- Descobrimento do Brasil
- Colonização do Brasil
- D. Pedro II do Brasil
- e ainda mais...