Eixos e Reversos

A cunhagem de moedas brasileiras estabelece certo padr√£o do reverso em rela√ß√£o a seu anverso. O padr√£o EH (eixo horizontal ou reverso moeda) √© o mais difundido, sendo o EV (eixo vertical ou reverso medalha) tamb√©m encontrado por√©m, de uma forma bem mais restrita. No entanto, nem sempre as coisas saem como o esperado e varia√ß√Ķes desses padr√Ķes originais podem ser encontradas em v√°rias moedas dentro de uma mesma s√©rie.

 

Eixo Horizontal ou Reverso Moeda (EH)

Uma grande maioria das moedas brasileiras, principalmente as modernas, foi cunhada nesse padrão, com relação direta ao eixo horizontal. Ou seja, colocando-se um lado da moeda virada para cima, se for feita uma rotação dela através de seu eixo horizontal, o lado oposto também deverá ficar virado para cima. A esse padrão, damos o nome de "Eixo Horizontal", "Reverso Moeda" ou, simplesmente, "EH".

 

Eixo Vertical ou Reverso Medalha (EV)

Esse outro padrão é mais percebido nas antigas moedas. Elas foram cunhadas de forma a manter uma relação direta ao eixo vertical. Ou seja, colocando-se um lado da moeda virada para cima, se for feita uma rotação dessa moeda através de seu eixo vertical, o outro lado também deverá ficar virado para cima. A esse padrão, damos o nome de "Eixo Vertical", "Reverso Medalha" ou, simplesmente, "EV".

Notar que essas moedas foram originalmente concebidas nesse padr√£o. Portanto, elas n√£o s√£o an√īmalas ou variantes ou defeituosas, apenas trata-se de um padr√£o diferente. Se girar uma moeda reverso medalha pelo seu eixo horizontal, o outro lado ficar√° de cabe√ßa para baixo.

 

Reverso Inclinado

Ao se girar a moeda por qualquer um de seus dois eixos, o lado oposto formar√° um √Ęngulo inclinado (>30¬į) em rela√ß√£o ao lado original. √Č uma anomalia.

 

Reverso Horizontal

Ao se girar a moeda por qualquer um de seus dois eixos, seu lado oposto formar√° um √Ęngulo de 90¬į, aproximadamente. √Č uma anomalia.
 

Reverso Invertido

√Č uma variante onde a rela√ß√£o anverso/reverso est√° invertida em rela√ß√£o √† moeda original. Moedas que s√£o originalmente EH, apresentam-se como EV e vice-versa (EV como EH).

 

As variantes, invariavelmente, s√£o resultados de erros ou falta de controle na cunhagem das moedas.

As imagens mostradas s√£o meramente ilustrativas.
Fonte: "Livro das Moedas do Brasil" de Amato, Neves e Russo.

veja, também, Anversos e Reversos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------
Moedas Brasileiras / Moedas do Brasil / Moedas Nacionais / MoedasDoBrasil Copyright ¬© 2011-2023 Netfenix  
Reportar erros. Clique aqui! 20221024-9

Um completo e interessante compêndio das moedas brasileiras de todas as épocas.

Encontre em nosso catálogo a moeda que você está procurando:
ano/era
valor facial
material

No século 19, usava-se uma escala impressa em papel para medir moedas...

- A Escala de Mionnet
- A História do Cifrão
- Reformas Monet√°rias
- Cara ou Coroa?


A história da moeda no Brasil contada pelo Banco do Brasil, a história do dinheiro no Brasil contada pelo Banco Central do Brasil e a história das moedas brasileiras contadas por nós.

- Níveis de conservação
- Conservação das moedas
- Coroa Alta e Coroa Baixa
- Graus de Raridade
- Siglas de Gravadores
- Anversos e Reversos
- Ensaios e Provas
- Eixos e Reversos
- Legendas e Inscri√ß√Ķes
- Materiais e Metais
- Moedas de Cobre
- Descobrimento do Brasil
- Colonização do Brasil
- D. Pedro II do Brasil
- e ainda mais...