Prober, Kurt (1909-2008)

Kurt Prober nasceu em 12/03/1909 (Berlim, Alemanha) e faleceu em 23/03/2008 (Rio de Janeiro, Brasil).

Filho de Max Prober e Anna Virchow Prober, chegou ao Brasil por volta do ano de 1920, fixando residência no Rio de Janeiro. Naturalizou-se brasileiro em 1936, sendo autor de vários estudos importantes sobre numismática brasileira. Destaca-se o Catálogo das Moedas Brasileiras, em 1981. Foi a terceira edição da obra que influenciou outros estudos sobre numismática brasileira. A quarta edição atualizada começou a ser idealizada mas não foi elaborada. Associado de várias agremiações de numismática brasileiras e estrangeiras entre essas: membro vitalício, número 95, da American Numismatic Association; fundador e Presidente da Associação Brasileira de Numismática (Rio de Janeiro); e autor de livros sobre numismática brasileira e estrangeira - recebendo prêmio da República Dominicana por um dos seus estudos estrangeiros. Nos últimos anos, estava reservado na execução de outras tarefas diárias e afastado da numismática.

Com relação à numismática brasileira, foi colecionador, estudioso, editor e comerciante. Autor de estudos clássicos sobre moedas, medalhas e legislação monetária, tendo seus estudos citados por novos pesquisadores. Dentro da ótica de verificar e conferir com profundidade o assunto que estava estudando, Prober acabou tornando-se “a referência” dentro da numismática brasileira. Tratou de assuntos na época não divulgados, como, por exemplo, a falsificação de moedas para enganar colecionadores. Participou de polêmicas com outros estudiosos e divulgou documentos inéditos.

Seus métodos de estudo e classificação estão nas suas publicações que editou por conta própria desde 1939 até 1990. Em especial, o jornal Numismática, de 1949 até 1968; participações em revistas de sociedades numismáticas; e a série de Monografias Numismáticas que atingiu alguns volumes, sobre assuntos variados abrangendo moedas em geral, moedas contramarcadas, moedas falsificadas e barras de ouro. Todas essas obras são clássicas e consideradas no meio numismático internacional como “de referência”. Divulgou a história de alguns artistas e gravadores ligados à numismática, bem como, registros de coleções e colecionadores. Destaco ainda seus estudos sobre medalhas e moedas fiduciárias. Foi comerciante numismático responsável. Comprou e vendeu algumas das importantes coleções numismáticas formadas durante um certo período de tempo no Brasil.

A obra

- Carimbos de Minas. São Paulo, 1947.

- Carimbos de Matto Grosso y Cuyabá. São Paulo, 1949.

- Catalogo das Medalhas da Republica. Rio de Janeiro, 1965.

- Catálogo das Moedas Brasileiras de Cobre. Rio de Janeiro, 1953.

- Catálogo das Moedas Brasileiras de Prata. Rio de Janeiro, 1947.

- Catálogo das Moedas Brasileiras. 1ª edição, Rio de Janeiro, 1960. 2ª edição, Rio de Janeiro, 1966. 3ª edição, Rio de Janeiro, 1981.

- Manual de Numismática. 1ª Edição. Leuzinger Rio de Janeiro, 1944. 2ª Edição, revista e aumentada. Leuzinger Rio de Janeiro,1945.

- Moedas Falsas e Falsificadas do Brasil. Rio de Janeiro, 1946.

- Obsidionais, as primeiras moedas do Brasil. Paquetá, 1987.

- Ouro em pó e em barras 1754 - 1833. Rio de Janeiro, 1990.

fontes: Kurt Prober, Filatelista e Numismata - Claudio Schroeder/SNB
Banda Do Lopes - www.numismatas.com
Clube Filatélico e Numismático de Taquara - www.cfnt.org.br

----------------------------------------------------------------------------------------------------
Moedas Brasileiras / Moedas do Brasil / Moedas Nacionais / MoedasDoBrasil Copyright © 2011-2018 Netfenix
Reportar erros. Clique aqui! 20120921-3

Um completo e interessante compêndio das moedas brasileiras de todas as épocas.

Encontre em nosso catálogo a moeda que você está procurando:
ano/era
valor facial
material

No século 19, usava-se uma escala impressa em papel para medir moedas...

- A Escala de Mionnet
- A História do Cifrão
- Reformas Monetárias
- Cara ou Coroa?


A história da moeda no Brasil contada pelo Banco do Brasil, a história do dinheiro no Brasil contada pelo Banco Central do Brasil e a história das moedas brasileiras contadas por nós.

- Níveis de conservação
- Conservação das moedas
- Coroa Alta e Coroa Baixa
- Graus de Raridade
- Siglas de Gravadores
- Anversos e Reversos
- Ensaios e Provas
- Eixos e Reversos
- Legendas e Inscrições
- Materiais e Metais
- Moedas de Cobre
- Descobrimento do Brasil
- Colonização do Brasil
- D. Pedro II do Brasil
- e ainda mais...