"Real Hologr√°fico"
Ariel Carvalho (Blog Mistérios Numismáticos)

Moeda antiga de 1 Real no anel da moeda nova de 1 Real (Teste 1998)

Em visita ao Museu Histórico Nacional em janeiro/2018, me deparei com essa curiosa moeda exposta em seu acervo e pesquisei com os órgãos envolvidos, além de jornais da época. Acabei apelidando de "Real Holográfico" devido a uma de suas características.

Segundo o Banco Central do Brasil (Of√≠cio 17166/2018), o design foi proposto pela Casa da Moeda do Brasil para figurar em pesquisa de opini√£o p√ļblica realizada pelo Banco Central com o objetivo de definir o design da Segunda Fam√≠lia do Real. Abaixo, a moeda citada aparece no documento "Modelo 3". Nota-se que as moedas de centavos s√£o as mesmas que foram aprovadas, exceto a de 1 Real.

Segundo a Casa da Moeda do Brasil (Of√≠cio Dides/012/2018), n√£o resta d√ļvida que a prova de cunhagem foi produzida por ela mesma, a partir de uma matriz e dois pun√ß√Ķes gravados na Casa da Moeda da Espanha. Esta moeda de teste que participou da pesquisa de opini√£o p√ļblica, foi doada para o Museu Hist√≥rico Nacional, no Rio de Janeiro, autorizando a sua exposi√ß√£o somente ap√≥s o dia 1¬ļ de julho de 1998, pois na √©poca da doa√ß√£o, o desenho definitivo da nova moeda de 1 Real estava sujeito a ajustes e aprova√ß√£o final do Banco Central.

Segundo o Museu Hist√≥rico Nacional (e-mail 19/07/2018), eles receberam a doa√ß√£o desta moeda pela Casa da Moeda, em 13 de maio de 1998, para ser integrada ao acervo numism√°tico do museu. Al√©m disso, informou a descri√ß√£o da moeda, tendo o reverso com o desenho da moeda antiga de 1 Real que circulou de 1994 a 1997 dentro de um anel da moeda atual de 1 real em circula√ß√£o desde 1998. No anverso, a Ef√≠gie da Rep√ļblica √© id√™ntica a moeda nova, mas com uma curiosidade, h√° um holograma do lado esquerdo da ef√≠gie. Inclinando a moeda para um lado se v√™ o mapa do Brasil e inclinando para o outro lado se v√™ o mapa da Am√©rica do Sul.

Segundo o Jornal do Brasil, do dia 14 de janeiro de 1998, a referida moeda aparece como uma das finalistas que serão votadas em pesquisa popular com resultado a ser divulgado no dia 02 de fevereiro do mesmo ano. Nos jornais da época, consta que foram recebidas cerca de 150 propostas para a nova família do Real e apenas as duas finalistas foram submetidas a votação popular. Porém, junto com as propostas finalistas, a própria Casa da Moeda elaborou uma terceira proposta e foi a que acabou sendo a escolhida na votação popular que abrangeu 3960 pessoas de todo o Brasil.

Depois disso, sabemos que o projeto foi alterado entre janeiro de junho de 1998 e a nova moeda, com o miolo diferente desta, entrou em circula√ß√£o em 1¬ļ de julho de 1998. Tamb√©m, n√£o se sabe da exist√™ncia de outro exemplar desta pe√ßa. E o motivo pelo qual apenas a moeda de 1 Real teve o desenho alterado nesse per√≠odo, √© o mist√©rio que permanece.


Imagem aumentada da moeda d√° para notar melhor os detalhes do anverso e reverso.


Na época, essa moeda chegou a ter a imagem divulgada na apresentação da Segunda Família do Real.

 

Agradecimentos: Museu Histórico Nacional (RJ), Casa da Moeda do Brasil (CMB) e Banco Central do Brasil (BCB)
Fonte: Blog Mistérios Numismáticos, Ariel Carvalho

----------------------------------------------------------------------------------------------------
Moedas Brasileiras / Moedas do Brasil / Moedas Nacionais / MoedasDoBrasil Copyright ¬© 2011-2023 Netfenix  
Reportar erros. Clique aqui! 20221130-3

Um completo e interessante compêndio das moedas brasileiras de todas as épocas.

Encontre em nosso catálogo a moeda que você está procurando:
ano/era
valor facial
material

No século 19, usava-se uma escala impressa em papel para medir moedas...

- A Escala de Mionnet
- A História do Cifrão
- Reformas Monet√°rias
- Cara ou Coroa?


A história da moeda no Brasil contada pelo Banco do Brasil, a história do dinheiro no Brasil contada pelo Banco Central do Brasil e a história das moedas brasileiras contadas por nós.

- Níveis de conservação
- Conservação das moedas
- Coroa Alta e Coroa Baixa
- Graus de Raridade
- Siglas de Gravadores
- Anversos e Reversos
- Ensaios e Provas
- Eixos e Reversos
- Legendas e Inscri√ß√Ķes
- Materiais e Metais
- Moedas de Cobre
- Descobrimento do Brasil
- Colonização do Brasil
- D. Pedro II do Brasil
- e ainda mais...