Por um pesco√ßo (1914)

As moedas de 400 réis, em cuproníquel, produzidas em 1914 pelo Diretor da Casa da Moeda, Dr. Ennes de Souza, não deveriam ter saído da Casa da Moeda, uma vez que o Ministro da Fazenda da época, Dr. Rivadávia da Cunha Corrêa, embora tendo aprovado o modelo em ofício de 06 de agosto de 1914, negou autorização para colocá-las em circulação.

No entanto, especula-se que circularam mas, foram imediatamente recolhidas. As que não foram possíveis de retornar à Casa da Moeda continuaram no mercado, possivelmente nas mão de colecionadores ou de quem viu uma oportunidade em não devolvê-las.

√Č fato que existem alguns exemplares por a√≠, por√©m, preferimos acreditar que seja por outro motivo: uma vez que a quantidade produzida era grande, o Diretor Souza mandou fundi-las em barras n√£o sem antes autorizar os seus funcion√°rios a levarem as moedas que quisessem, substituindo-as com outras do mesmo valor e peso para n√£o alterar a quantidade de metal a fundir. Segundo o numismata Kurt Prober, essa seria a real raz√£o de se ter essas poucas pe√ßas em circula√ß√£o.

Oficialmente a moeda n√£o circulou no pa√≠s, mas foi produzida em grande quantidade. Existindo at√© a possibilidade de ter sido circulada e rapidamente recolhida. Por essas raz√Ķes n√£o poderia ser considerada prova de cunho, assim afirma o numismata Eug√™nio Caffarelli. Contudo, preferimos acompanhar a linha de outros conhecedores e agrup√°-la na categoria "ensaios e provas".

O mesmo Eugênio Caffarelli bem descreve a moeda:

ANVERSO

No centro, um pouco √† esquerda, a figura da Rep√ļblica de perfil √† direita, com barrete fr√≠gio, segurando com as duas m√£os um livro fechado no qual se l√™ a palavra LEX. √Ä direita, na altura do rosto, a Constela√ß√£o do Cruzeiro do Sul. Na orla, come√ßando do ombro esquerdo da figura, um arco de vinte e uma estrelas que termina √† direita na altura do livro.

REVERSO

No centro, as Armas da Rep√ļblica, entre dois ramos, √† esquerda, de caf√©, e, √† direita, de tabaco. Os dois ramos s√£o, embaixo, atados com o La√ßo Nacional. Entre o La√ßo e os dois ramos um feixe consular. Em cima das Armas da Rep√ļblica em linha curva, o valor 400 entre R√ČIS. Tudo isso dentro de um anel fino. Na parte externa do anel a legenda REPUBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL. No exergo, a data 1914, entre estrelas sobrepostas de oito pontas, separando o come√ßo e o fim da legenda.

ORLA

Cord√£o dentado no anverso e no reverso.

Demais características

400 r√©is; cupron√≠quel; √ė 30 mm; peso 12 g; espessura 2 mm; borda lisa

 

Dois tipos, dois pescoços

Existem dois tipos de cunhos denominados "pesco√ßo baixo" e "pesco√ßo alto". A diferen√ßa est√° no comprimento de pesco√ßo que est√° para fora do manto, ou seja, √† dist√Ęncia entre a base do queixo ao manto: pesco√ßo baixo, cerca de 0,8 mm e, pesco√ßo alto, cerca de 1,3 mm.

 

veja, também

Fonte: Livro das Moedas do Brasil de Eugênio Vergara Caffarelli, pg 158 a 160.
Imagens: Alberto Paashaus e Paul Gerritsen Plaggert; montagens de Eduardo Rezende

----------------------------------------------------------------------------------------------------
Moedas Brasileiras / Moedas do Brasil / Moedas Nacionais / MoedasDoBrasil Copyright ¬© 2011-2023 Netfenix  
Reportar erros. Clique aqui! 20221024-2

Um completo e interessante compêndio das moedas brasileiras de todas as épocas.

Encontre em nosso catálogo a moeda que você está procurando:
ano/era
valor facial
material

No século 19, usava-se uma escala impressa em papel para medir moedas...

- A Escala de Mionnet
- A História do Cifrão
- Reformas Monet√°rias
- Cara ou Coroa?


A história da moeda no Brasil contada pelo Banco do Brasil, a história do dinheiro no Brasil contada pelo Banco Central do Brasil e a história das moedas brasileiras contadas por nós.

- Níveis de conservação
- Conservação das moedas
- Coroa Alta e Coroa Baixa
- Graus de Raridade
- Siglas de Gravadores
- Anversos e Reversos
- Ensaios e Provas
- Eixos e Reversos
- Legendas e Inscri√ß√Ķes
- Materiais e Metais
- Moedas de Cobre
- Descobrimento do Brasil
- Colonização do Brasil
- D. Pedro II do Brasil
- e ainda mais...